Início » Emagrecedores: Funcionam mesmo?

Emagrecedores: Funcionam mesmo?

por Bio Esporte
Imagem de Racool_studio no Freepik

Antes de mais nada, empresas projetam emagrecedores para ajudar na perda de peso. Atualmente, existem várias apresentações, incluindo pílulas, cápsulas, pós, bem como líquidos. A maioria dos suplementos para perda de peso contém ingredientes cujo objetivo é ajudar a suprimir o apetite, aumentar o metabolismo, assim como bloquear a absorção de gordura. Alguns suplementos também contêm vitaminas e minerais que apoiam na perda de peso. Então, emagrecedores funcionam mesmo?
A princípio, a história dos suplementos emagrecedores começa quando a anfetamina passa a ser usada como um inibidor de apetite. No entanto, foi apenas na década 90 que esses suplementos ganharam popularidade, com produtos que continham efedrina e dinitrofenol, compostos que supostamente ajudavam a queimar gordura e produzir mais energia ao aumentar o metabolismo.
Desde então, as empresas que produzem suplementos alimentares emagrecedores têm usado muitos outros ingredientes, incluindo cafeína, extrato de chá verde, picolinato de cromo, entre outros. Porém, a eficácia desses produtos está ligada a outros fatores como, por exemplo, atividade física e uma boa alimentação.

Tipos de Suplementos para emagrecimento

Muitos tipos de suplementos para perda de peso estão disponíveis no mercado. Alguns dos mais populares são:

Inibidores de apetite

Alguns inibidores possuem fibras solúveis que incham no estômago, ajudando a criar uma sensação de plenitude e satisfação a fome.
Da mesma forma, outros possuem substâncias como enzimas envolvidas no metabolismo energético, e que atuam diretamente na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Estabiliza os níveis de glicose, reduz a fome, assim como reduz a necessidade de consumir alimentos ricos em carboidratos.

Queimadores de gordura

Os queimadores de gordura são suplementos projetados para aumentar o metabolismo, conhecidos nas lojas especializadas como termogênicos. Os termogênicos são suplementos alimentares que visam aumentar a taxa metabólica do corpo, acelerando a queima de gordura e, consequentemente, ajudando no emagrecimento. Eles contêm ingredientes que podem aumentar a temperatura do corpo, como a cafeína, chá verde, e outros.
Quando ingerido o termogênico, seus ingredientes ativam o sistema nervoso simpático, aumentando a liberação de adrenalina e noradrenalina no corpo. Isso faz com que a taxa metabólica basal aumente, ou seja, o corpo passa a gastar mais energia em repouso.
Os termogênicos podem ser uma opção para quem busca acelerar o processo de emagrecimento, desde que utilizados com moderação e sempre com orientação médica ou nutricional.

Bloqueadores de gordura

Os bloqueadores de gordura são suplementos projetados para ajudar a bloquear a absorção de gordura no corpo. Eles
geralmente contêm quitosana, um tipo de fibra que se liga às gorduras no trato digestivo e impede sua absorção
Isso significa que parte de gorduras presentes nos alimentos não é absorvida pelo corpo e é eliminada nas fezes.

Alternativas naturais aos suplementos emagrecedores

Existem muitas alternativas naturais aos suplementos para perda de peso que podem ajudar a apoiar o emagrecimento.
Algumas das alternativas mais comuns incluem:

  • Chá verde
    O chá verde é uma bebida rica em antioxidantes e compostos que ajudam a acelerar o metabolismo
  • Vinagre de maçã
    O vinagre de maçã tem sido associado à perda de peso devido ao seu efeito na redução do apetite bem como na melhoria do metabolismo. Ele também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura.
  • Pimenta caiena
    A pimenta caiena contém capsaicina, que é um composto que pode ajudar a reduzir o apetite e aumentar a queima de gordura. Ela também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, bem como reduzir inflamações.
  • Alimentos ricos em fibras
    Alimentos ricos em fibras são geralmente mais saciantes e podem ajudar a reduzir o apetite, o que pode levar a uma ingestão calórica reduzida e, eventualmente, à perda de peso. As fibras também ajudam a manter o sistema digestivo saudável e regular, o que pode ajudar a reduzir a retenção de água e o volume.

Conclusão: Devo Usar Suplementos Emagrecedores?

Os suplementos para perda de peso podem ser úteis para complementar uma dieta saudável e um estilo de vida ativo, mas não devem ser usados como a única solução para emagrecer. Finalmente, é importante escolher suplementos que tenham sido testados em estudos clínicos e que tenham uma boa reputação.



Se você está pensando em usar suplementos para ajudar perda de peso, deixaremos algumas boas opções abaixo.

Bons treinos! Bons ganhos!

Leia Também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais