BCAA é um suplemento nutricional composto pelos aminoácidos essenciais da cadeia ramificada: isoleucina, leucina e valina. Essa abreviação, em português, corresponde a ““branched chain aminoacids””, que pode ser traduzido como “aminoácidos de cadeia ramificada”.
A suplementação de BCAA é amplamente adotada por pessoas que se exercitam regularmente, pois pode contribuir para melhorar o desempenho durante o treino, estimular o crescimento muscular e diminuir o risco de lesões musculares.
Esse suplemento está disponível para compra em lojas especializadas em artigos esportivos ou produtos naturais, bem como em plataformas de compras online, e pode ser encontrado em diferentes apresentações, como cápsulas, pó ou líquido.
Além disso, esses aminoácidos podem ser encontrados em diversos alimentos, como carnes, peixes e ovos, entre outros, tornando possível obtê-los por meio da alimentação.
Para que serve o BCAA?
As moléculas do BCAA apresentam uma estrutura altamente específica, muito parecidas com a estrutura das fibras musculares humana.
Há pesquisas científicas que destacam o quanto é importante esses aminoácidos, especialmente a leucina, na regulação de processos de anabolismo muscular, tanto na síntese quanto a degradação do tecido muscular.
Durante o treinamento, todos os aminoácidos são utilizados, tornando o BCAA eficaz na prevenção da fadiga muscular assim como a degradação muscular.
Além disso, esse suplemento pode oferecer benefícios adicionais, como a regulação do sistema imunológico, a melhora do desempenho físico e do metabolismo para auxiliar no emagrecimento.
Benefícios do BCAA
- Prevenir a redução da massa muscular;
- Diminuir a fadiga física assim como mental durante os treinos;
- Melhorar o desempenho bem como o rendimento durante o treino;
- Minimizar o desconforto muscular após os treinos assim como danos causados pelo exercício;
- Estimular a formação de massa muscular.
Tipos de BCAA
A diferença dos diversos tipos de BCAA está na proporção dos três aminoácidos que compõem sua formulação. As variedades de BCAA, em relação à sua composição, são as seguintes:
BCAA 2:1:1
Essa é a formulação mais encontrada no mercado, em que há 2g de leucina para cada 1g de valina e 1g de isoleucina.
BCAA 5:1:1
Nessa situação, há um aumento na quantidade de leucina em relação à valina e isoleucina. No BCAA 5:1:1, a proporção é de 5g de leucina para 1g de valina e 1g de isoleucina.
BCAA 10:1:1
Durante a atividade física, o músculo consome mais leucina do que valina e isoleucina. No BCAA 10:1:1, a proporção é de 10g de leucina para 1g de valina e 1g de isoleucina.
Como tomar BCAA
A princípio, a quantidade aconselhada a se tomar de BCAA pode variar dependendo de alguns elementos, como a frequência e a intensidade do exercício físico.
Para uma estimativa mais precisa e personalizada, é comum calcular multiplicando um valor entre 0,06 gramas e 0,1 grama para cada quilo de peso corporal em cada refeição em que se pretende consumir BCAA.
O BCAA pode ser ingerido tanto antes como após os treinos. Esses aminoácidos fornecem energia, ajudando a combater a fadiga muscular durante o esforço físico.
Após o treino, o BCAA exerce uma função eficaz na recuperação dos tecidos musculares bem como contribui para o fortalecimento gradual do sistema imunológico.
QUANDO TOMAR BCAA
Para pessoas que têm como objetivo o aumento da massa muscular, é ideal consumir BCAA tanto antes como depois do treino, ou seja, nas refeições pré e pós-treino.